ENDEREÇO: Rua das Flores, n° 67, Centro, Conservatória, Valença-RJ.
Em frente ao "Túnel que Chora".


CONSERVATÓRIA


 UM POUCO SOBRE CONSERVATÓRIA

Conservatória é hoje o 6° Distrito de Valença, possui uma área de aproximadamente 240 Km² e localiza-se  na bacia do Rio Preto. Seu nome primitivo era Santo Antônio do Rio Bonito.
São dois seus rios principais: Rio Bonito(dedicado a Santo Antônio) e Rio dos Índios(dedicado aos índios Araris). Sua altitude é de 518 metros acima do nível do mar.
Seu clima é temperado, seco, saudável, considerado um dos melhores do Estado e até do Brasil.
Conservatória,  significa o registro dos índios, tal qual um cartório, termo esse que até hoje é usado em Portugal, como sendo o registro de pessoas e fatos. Em 1803, iniciou-se a catequisação dos índios Ararís.
A princípio, Conservatória, era esse aldeamento dos índios Ararís. Mais tarde, passou a ser chamada de Conservatória dos Índios e, finalmente, Conservatória, esse nome perdurando até os dias de hoje.
Da longa permanência desses índios nesta região foram encontrados vestígios em escavações: artefatos de cerâmica indígena e ossadas, em diversos lugares, inclusive durante a construção de casas e da Igreja Matriz.
Depois do declínio do café, Conservatória passou a ser procurada para tratamento de saúde, por pessoas que sofriam de tuberculose, por possuir um bom clima.
Hoje sua economia baseia-se na agropecuária e, principalmente, no turismo.
 
Ao visitar Conservatória, descobre-se a diferença entre seresta e serenata: a primeira refere-se ao canto em ambiente fechado, a segunda, ao canto sob o sereno, à luz das estrelas e do luar.
 
SERENATA AO LUAR (sextas e sábados a partir das 23hs)     MISSA CANTADA PELOS SERESTEIROS (Quarto domingo do mês, às 9h)
 
SOLARATA

Todos podem participar deste evento maravilhoso, basta chegar, sentar e começar a cantar com os seresteiros de Conservatória.
A solarata, uma serenata durante o dia, é realizada todo domingo de 10h30m até 12h na Travessa Geralda Fonseca, em frente à loja ZEZÉ MODAS.

CONHEÇA CONSERVATÓRIA