ENDEREÇO: Rua das Flores, n° 67, Centro, Conservatória, Valença-RJ.
Em frente ao "Túnel que Chora".


PONTOS TURÍSTICOS

RODOVIÁRIA
Antiga Estação de Rede Mineira de Viação, teve sua construção iniciada em 1880 e concluída em 1883. Possui bases e paredes brutas que foram retiradas da construção do túnel Maria Komaid Nossar (túnel que chora). Foi inaugurada pelo Imperador D. PedroII. Foi transformada em Rodoviária em 1961, no governo de Jânio Quadros. Hoje possui serviços de bar, Posto Policial e banca de jornais e revista.




LOCOMOTIVA 206
 É datada de 1910, Philadelphia, USA. Toda construída em ferro, aço, bronze, cobre e madeira. Foi comprada para atuar na Estrada de Ferro Santa Isabel. Foi desativada em 1961. Em 1981, foi resgatada da Oficina da RMV de Barra Mansa por iniciativa de moradores e com o apoio da Prefeitura de Valença e transformada em monumento histórico, sempre citada em canções, trovas e poemas.




TÚNEL QUE CHORA
 Túnel Maria Komaid Nossar conhecido popularmente como túnel que chora, teve sua construção iniciada em 1880 e concluída em 1883. Foi aberto por escravos. Totalmemte cavado à mão, possui 95 metros de extensão. Em 1876, o distrito de Santo Antônio do Rio Bonito, hoje Conservatória, estava no auge com sua produção de café, cujo escoamento era feito em lombo de burro. Tornava-se urgente criar uma ferrovia. Então o Túnel foi construído para dar passagem à antiga Maria Fumaça.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
Localiza-se à Praça Getúlio Vargas, no Centro. Em 1803, foi construída, uma capela próxima ao local onde existe hoje a Igreja Matriz atual. Ela era de pau-a-pique, e serviu por muito tempo para catequizar os índios aqui aldeados. Em 1838, a referida capela foi destruída por um incêndio. Em 1850, foi feita uma subscrição para angariar donativos para a construção da Igreja Matriz. E no mesmo ano, iniciou-se a construção da atual Matriz, que só foi inaugurada em 1868. A obra foi realizada por trabalhadores vindos de Portugal , que contaram com a mão-de-obra dos escravos locais.
CACHOEIRA DA ÍNDIA
O Balneário Municipal João Raposo de Melo, conhecido popularmente como cachoeira da Índia está localizada no rio dos Índios, em área ampla e urbanizada , é composto de bar e sanitários. No centro da queda d'água existe uma pedra que apresenta a escultura de bronze pesando 100 Kg de uma índia asteca, que foi esculpida na Alemanhã. Obra de Vilma Noel que foi doada para que fosse colocada no balneário, fato ocorrido em 1988.



PONTE DOS ARCOS
A ponte dos Arcos situa-se na Estrada Conservatória / Santa Rita de Jacutinga, entre as localidades de Conservatória e Pedro Carlos, às margens do Rio Prata, entre morros. Foi inaugurada no século XIX, no ano de 1883, com a visita de D. Pedro II. A Ponte dos Arcos foi construída por escravos a partir da criação da ferrovia, para o escoamento da produção de café. Ela serviu de ponte  para a antiga Cia. Estrada de Ferro Santa Isabel do Rio Preto, e posteriormente, Rede Mineira de Viação. Em 1963, passou por ela o último trem, para recolhimento dos trilhos. A Ponte dos Arcos possui 100m de extensão e 12m de altura e foi erguida em pedra, cal e óleo de baleia.
Compõe-se de dois arcos plenos construídos à maneira egípicia.

SERRA DA BELEZA
A Serra da Beleza localiza-se no limite dos distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto - RJ 137. A vegetação nas encostas apresenta trechos em mata virgem, capoeirões e principalmente vegetação rasteira. Durante o mês de Julho a temperatura chega a 10 °C. O local é muito visitado pelos aficionados em fenômenos extraterrestres. A Serra da Beleza não é apenas um dos cartões-postais de Conservatória. Lá diante da imensidão de morros de formas arredondadas, pode-se observar o mais belo pôr-do-sol da região. A fama de receber Ovnis já levou à Serra da Beleza, estudiosos de todo o mundo.